Voz do Pastor - ESPIRITUALIDADE E MISSÃO

ESPIRITUALIDADE E MISSÃO
Queridos irmãos, com a graça de Deus, estamos iniciando mais um mês. Depois de termos percorrido o mês de Setembro dedicado a Bíblia, Somos convidados, a entrar no mês de Outubro dedicado a Missão.
Um mês que abrimos celebrando uma grande festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das Missões. Também celebramos o grande São Francisco de Assis, Santo dos Pobres, e patrono da Ecologia. Ainda celebramos o dia das crianças, e a grande festa de Nossa Senhora Aparecida. Sem esquecer o Grande São Lucas, grande médico, e evangelista.
Com essas motivações, quero continuar apresentando a síntese do Doc. de Aparecida, que neste mês vai nos apresentar os dez grandes projetos missionários. Espero que os mesmos possa nos ajudar a tomar consciência da importância de Missão para a Igreja.
 1.  O discípulo missionário: O discípulo é para a Missão. Ser discípulo é ser missionário. Toda a vocação é para a missão. Não há discipulado sem missão, nem missão sem discipulado.
 2.  Formar discípulos missionários. Uma formação que leve o encantamento por Jesus, a conversão pessoal, ao engajamento na Igreja e na missão. Formação não é apenas oferecer curso, mas também retiros espirituais.
 3.  A Igreja em estado permanente de missão. Todos na Igreja são missionários. A missão corpo a corpo, de casa em casa, de comunidade em comunidade, com muitas criatividades e imaginação. Significa o estado permanente de missão da Igreja.
4.  Missionarizar as estruturas eclesiais.  Secretárias, padrinhos, testemunha de casamento, pastorais, seminários, gestantes, lideranças, capelas, paróquias, dioceses tenham espírito e criatividades missionárias.
5. Espírito  e  Impulso Missionário. Não podemos ser acomodados, omissos, negligentes. É hora de converter-nos do comodismo, apatia, sacra mentalização e burocracia.  A Igreja necessita de uma comoção missionária. Uma mexida forte.
6.   Missão a serviço da vida.  Missão com promoção Humana e verdadeira libertação, e implantação do Reino da Vida. O discípulo missionário esta a serviço da vida.
7. Missão especifica. A  Missão deve  atingir  todos  os  espaços.os "novos areópagos", que são centros  de decisões, a  vida  pública, a  cidade, o  além- fronteiras, as universidades, etc. Cada espaço cada setor precisa ser atingido pela missão.
 8.  Espiritualidade missionária. Citamos aqui alguns pontos fortes da espiritualidade missionárias. Ser missionário com:
- Ímpeto e audácia
- Ousadia e confiança
- Fervor espiritual...
 9.  Renovação Missionária. A Renovação Missionária leva em conta os seguintes pontos:
- A Pastoral da conservação ser substituída pela Pastoral missionária.
- Abandonar as estruturas ultrapassadas.
- Forte comoção eclesial. Nossa Igreja precisa de uma remexida, uma sacudida, um choque Pastoral.
10.  Missão Continental. Se cada católico se tornar missionário e, se cada comunidade tiver criatividade missionária, teremos missão continental, ou seja, missão em todo lugar, permanente, em toda ocasião e oportunidade, em todas as nações.
Com essa síntese espero mais uma vez poder ter contribuído para o seu conhecimento do doc. de Aparecida. E dizer que assumir o compromisso de evangelizar deve ser a nossa missão.Como disse São Paulo. "Ai de mim se eu não pregar o evangelho." (1Cor. 9).
 Pe. Obelino Silva de Almeida